Lições da Amendoeira

Jeremias 1:4-12

“4 A Palavra de Yahweh chegou a mim com a seguinte convocação:5 “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”6 Contudo, eu redargui: “Ó Eterno Yahweh! Eis que eu não sei me expressar como convém; não passo de uma criança!”7 Entretanto, o SENHOR me orientou: “Não alegues que és muito jovem. A todos a quem Eu te enviar, irás, e tudo quanto Eu te ordenar, falarás.8 Jamais te sintas atemorizado diante deles, porque Eu estou contigo a fim de proteger-te!” Assim diz Yahweh.9 Então o SENHOR estendeu a mão, tocou a minha boca e declarou-me: “Eis que a partir de agora coloco as minhas palavras em tua boca!10 Vê! Eu hoje concedo autoridade a ti sobre as nações e reinos da terra, para arrancar, despedaçar, destruir e exterminar; mas também para edificar e plantar!”11 E a Palavra de Yahweh veio a mim indagando: “O que estás vendo, Jeremias?” Ao que respondi: “Vejo um ramo de shaked, amendoeira”.12 Então Yahweh replicou-me: “Viste bem, porque Eu estou shoked, vigiando, a fim de que minha Palavra se cumpra!””

 

Introdução

          Quando Jeremias estava recebendo seu chamado, estava diante de uma amendoeira, e por isso o Senhor, querendo lhe dar lições através da amendoeira, que até então não havia sido notada por Jeremias, lhe pergunta: “o que você vê Jeremias?” É então que ele procura algo em volta que ainda não tinha notado, para responder à pergunta do Senhor, e vê a amendoeira.

          Essa passagem tem me impactado há anos, mas o Espírito Santo me trouxe uma luz diferente sobre ela, um foco nas lições que o Senhor queria ensinar quando mandou o profeta olhar para a amendoeira. Não era só um trocadilho sem importância, está carregado de significado.

          O que você vê? Olhe a linda amendoeira, que o Senhor nos manda contemplar hoje, e vejamos as lições que tem para os nossos corações.

 

Antes Que Te Formasse

          A amendoeira parece completamente morta no inverno severo, assim como todas as árvores, que vivem em lugares onde o inverno é severo, carrega em sim uma aparência de morte, de infrutífera, e de desesperança.

          Mas uma das lições importantes da amendoeira, é que ainda que no exterior carregue a morte, em seu interior, ela carrega uma programação para voltar a viver. Passa meses sem folhas para realizar a fotossíntese, que é a sua maneira de se alimentar, mas a amendoeira é tão especial, que é a única árvore, que ainda na transição do inverno para a primavera já está mostrando as suas flores.

          Da mesma maneira, o Senhor pôs em nosso espírito também uma programação celestial. Ainda antes que nos formasse no ventre de nossas mães, Ele nos escolheu, colocou uma programação dentro de nós, uma marca gravada em nosso DNA que diz: PROFETA ÀS NAÇÕES!!!

          O Senhor nos escolheu para fazer algo tremendo nessa geração, quebrar as cadeias do inimigo em nossas vidas, e nas vidas de todos aqueles que Ele nos der a oportunidade de alcançar com o tremendo Amor de Cristo, mas satanás quer nos impedir, quer matar esse propósito em nossa vida, trazendo um inverno severo e prolongado, que assim como uma árvore sem folhas, nos deixa sufocados completamente. Mas há uma programação em nosso DNA espiritual, que nos ordena voltar a viver, que nos lembra o nosso chamado, e que não nos permite desistir, ainda que todas as coisas contribuam para isso.

          A amendoeira é a primeira árvore a florescer após o inverno na palestina, ou seja, enquanto todas as árvores ainda parecem mortas, esperando que o tempo mude para que possam brotar de novo, a amendoeira não espera o frio ir embora, ela já começa a florescer antes que a primavera se consolide.

          Eu creio, que antes que o inverno termine em tua vida, antes que as dificuldades mais cruéis se dissipem, e que o calor de um novo tempo se consolide, você irá aprender a Lição da Amendoeira e voltará a florescer, o Senhor te mostrará que há gravado em você uma marca, que te fará frutificar ainda que o vento e o frio sejam contrários.

 

Não é Cedo Demais

          Outro argumento do profeta quando recebeu o chamado foi quanto à sua pouca idade e preparo para aquela missão tão pesada.

          Muitas vezes nos sentimos assim também, despreparados, muito novos na fé, e completamente incapazes de fazer alguma diferença nesse mundo e nessa geração. É então que pesquisando um pouco mais sobre a Amendoeira, encontrei mais uma lição para nós.

          A amendoeira leva cerca de 5 anos para se tornar produtiva, o que para o tempo de vida de uma árvore é muito pouco. As árvores vivem centenas de anos, e nesse contexto, 5 anos é um tempo bem curto. Também por isso o Senhor perguntou a Jeremias: “O que você vê? Em 5 anos essa amendoeira que viverá mais do que você, já pode produzir frutos. Então não digas que és uma criança, pois a todos a quem eu te mandar tu irás, e o que eu te mandar tu falarás, eu te escolhi e te designei como Profeta às Nações!!!”

          Não tema viver o propósito dEle para a tua vida, corra para fazer isso logo. Assim como uma amendoeira você pode frutificar rapidamente. Os versículos 8 e 9 dizem que o Senhor nos concederá o que falar, e que nos protegerá em todo o processo da missão que nos tem enviado.

 

Veja a Amendoeira (Nm 17:1-10)

          Existe ainda uma Lição da Amendoeira que eu gostaria de meditar nessa mensagem. Em Números capítulo 17 vemos o episódio da vara de Arão que floresceu, e isso aconteceu quando a autoridade de Moisés e Arão foi contestada pelo povo. Então o Senhor dirigiu a eles que cada representante de cada tribo levasse uma vara seca para colocar diante de Deus, e pela tribo de Levi, Arão levaria a vara. A vara seca que florescesse diante da arca de Deus, seria a daquele que o Senhor escolheu para delegar sua autoridade.

          No dia seguinte a vara de Arão havia florescido e dava lindas AMÊNDOAS!!! O Senhor transformou aquela vara seca em um ramo de Amendoeira, indicando que aquele que frutifica também terá autoridade.

          O Pai continua nos perguntando hoje o mesmo que perguntou a Jeremias: “O que você vê?”

          Você pode ver a Amendoeira florescendo? Esse é você, você florescerá apesar do rigoroso inverno da aflição, tudo isso acontecerá muito antes do que você pensa.

          Você pode ver as lindas amêndoas que floresceram? Elas te darão autoridade daqui pra frente, todos olharão para elas e dirão, Deus é com ele!!!

          Creia meu amado, o Senhor é contigo e te trouxe aqui para fazer a tua vara florescer, Ele te respaldará. Olhe para Ele, pois essa amendoeira representa Jesus, o Autor e Consumador da nossa Fé. O que você vê? Olhe para Ele, veja Jesus e você florescerá em sua Presença.

Pr. Jasinho

 

<< Mensagens Anteriores