Por Que a Gente Não Crê?

 

Atos 12:5 TB

Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.”

 

Introdução

         Toda a história da Igreja é marcada por períodos de perseguição intensa, que se alternam com períodos de relativa paz, e isso acontece para que nos períodos de perseguição a Igreja seja purificada e forjada em meio ao fogo da tribulação, e aqueles que passam por isso e continuam fiéis são honrados por Deus; e nos períodos de relativa paz a Igreja tem um crescimento mais acelerado, no conforto do Espírito Santo (At 9:31).

         Independente do período que estejamos vivendo, precisamos nos conscientizar de que a Oração insistente é a chave que nos levará às promessas de Deus para nós.

         Orar com insistência nos leva a desenvolver a fé para aquilo que o Senhor nos prometeu em sua Palavra, é como as machadadas para derrubar uma árvore, não é a última machadada que a derruba, mas a somatória de todas elas.

         Estamos entrando no tempo em que o Senhor está cumprindo suas promessas. Ore, insista, não pare, está chegando.

 

Tempos Difíceis (vs. 1-4)

         Era época da Páscoa, e da festa dos pães asmos, os pães sem fermento, que o Senhor mandou que comessem quando saíam da escravidão do Egito. A mesma época em que o nosso Senhor havia sido crucificado poucos anos antes. Estes eram dias em que se lembrava de escravidão e liberdade, de morte e ressurreição, e mais uma vez nessa mesma época do ano, o Senhor estava prestes a demonstrar seu imenso poder para libertar seu servo Pedro.

         O versículo 1 nos diz, que aquele era um tempo em que o rei Herodes estava mandando prender alguns irmãos da Igreja de Jerusalém, e matou ao fio da espada o apóstolo Tiago, irmão de João. Eram dias difíceis, e em dias como esses somos provados em nossa fidelidade e perseverança.

         Como na primeira Páscoa, era como se o estigma da morte estivesse passando novamente, mas ainda que matassem o corpo, como fizeram com Tiago, dessa vez, como o Sangue de Cristo já estava sobre a Igreja, cada morte testemunhava sobre Jesus e com isso mais e mais pessoas se convertiam.

         Vivemos tempos difíceis nessa geração, e dia a dia nosso coração é provado na fidelidade e perseverança. Precisamos de milagres e dependemos da providência do Senhor em todas as áreas da nossa vida, mas será que nos tempos difíceis temos nos mostrado fieis como Pedro no seu cárcere e como a Igreja que orou por ele?

 

Ore Com Insistência

         Todo mundo sabe que orar é a chave, que precisamos aumentar nosso tempo com Deus e etc, mas será que sabemos disso mentalmente e o nosso coração ainda não entendeu de fato essa verdade?

         Quanto tempo tempo a gente ora até desistirmos e pararmos de orar? Quanto tempo leva até a gente declarar que não adianta mais orar por aquele motivo, porque aquela situação, ou pessoa nunca vão mudar?

         Assistindo um filme sobre a guarda costeira dos EUA, ouvi a frase “existem mortos e mortos”, e “nós não determinamos quem vive e quem morre”, e assim eles nunca desistiam de um salvamento.

         Isso me ensinou muito a orar com insistência por situações aparentemente impossíveis, sem desistir no meio do caminho. Pensar assim me fez começar a orar várias vezes por semana às 5:30 da manhã no templo, e insistir, e hoje vejo muitas respostas a essas orações.

         Orar com insistência é orar até alcançar, e estar disposto a “morrer tentando”. Dessa maneira veremos a Glória de Deus sobre aquilo que buscamos dEle segundo a sua perfeita vontade.

 

O Milagre

         Enquanto os irmãos oravam na casa de João Marcos, Pedro dormia no meio de dois soldados. Se tem gente orando por você, você pode até descansar em meio àqueles que te fazem mal, que o milagre vai te alcançar mesmo assim.

         É preciso entendermos que Pedro estava cumprindo seu chamado, o propósito de Deus para sua vida. Digo isso porque muitas vezes clamamos por milagres, mas estamos fazendo como o apóstolo Tiago diz: “nada tendes porque não pedis, pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos próprios desejos.”

         Se queremos viver os milagres de Deus, devemos viver para cumprir o seu chamado.

         Enquanto Pedro dormia, veio um anjo liberta-lo de forma tão sobrenatural, que até que estivesse fora da prisão, Pedro pensava que era um sonho, ou uma visão que estava tendo, pois as correntes que o prendiam caíram sozinhas dos seus braços, se tornou invisível a todos os carcereiros, as portas se abriram sobrenaturalmente e chegou até a casa de onde o poder que o libertou estava vindo, sem que ninguém percebesse.

         Nosso milagre deve estar sendo gerado em uma fornalha de oração, até que esteja no ponto certo para chegar a nós conforme a vontade e o propósito do Pai, e aí voltamos ao ponto anterior, insista em oração sem recuar jamais.

 

Você Não Imagina o Poder

         O título da nossa mensagem é: POR QUE A GENTE NÃO CRÊ?

         Aqueles irmãos que estavam reunidos na casa de João Marcos, estavam clamando pela libertação de Pedro. Clamavam com fervor e insistência, lutaram diante de Deus contra as forças das trevas e assim romperam, com o poder da oração, as correntes que prendiam Pedro, cegaram os carcereiros que o vigiavam, abriram portas de ferro impenetráveis, e tiveram a resposta de suas orações batendo na porta da casa onde estavam, mas surpreendentemente na hora que Pedro chegou ali, eles não creram que suas orações tivessem funcionado.

         Ainda bem que Deus não nos leva tão a sério assim, pois apesar da incredulidade quanto à resposta das orações, mesmo assim Deus o libertou segundo a sua Vontade.

         Se sabemos que o nosso Deus é Todo-poderoso, por que duvidamos que está atendendo ao que lhe temos pedido? Se oramos insistentemente segundo a sua Vontade, por que não cremos que vai acontecer o que Ele nos prometeu?

         Nós não fazemos ideia, nem imaginamos o Poder que sai das orações dos justos, você não imagina o Poder que é liberado, quando nos reunimos com nossos irmãos em oração. Se soubéssemos de fato, não pararíamos de orar e clamar insistentemente diante dEle.

         Vivemos dias difíceis, mas nesses dias é que veremos os milagres mais grandiosos das nossas vidas, teremos histórias para contar às  próximas gerações, e muitos virão a Cristo por causa do nosso testemunho. Você crê nisso? Creia, insista, e viva o Poder sobrenatural de Deus em cada área da sua vida!!!

Pr. Jasinho

 

<< Mensagens Anteriores