As Coisas Que Não se Veem

 

2Coríntios 4:14-18 NAA

Sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará juntamente com vocês. Porque tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.”

 

Introdução

         O que move a nossa vida? O que deveria movê-la?

         Nós somos o fruto das nossas expectativas, aquilo que desejamos, aquilo que esperamos é o que nos move. O problema é que muitas vezes colocamos nossa expectativa em coisas erradas, e nos movemos por aquilo que vai nos frustrar, ou até mesmo destruir.

         O Apóstolo Paulo nos ensina a colocar nossos olhos naquilo que nos trará benefícios não temporais, mas eternos, naquilo que no fim de tudo nos trará ainda mais alegria do que hoje, e que ninguém poderá tirar de nós.

         Mas para alcançarmos As Coisas Que Não se Veem, precisamos buscá-las da forma correta, fazer o que for preciso para alcançá-las diante de Deus, pois aquilo que não é eterno, é eternamente inútil.

 

Somos Ressurretos

         É importante termos em conta, que nos versículos anteriores ao nosso texto de hoje, o Apóstolo Paulo nos diz, que para que a vida de Deus possa agir  pessoas à nossa  volta, nós precisamos experimentar a mensagem da morte, ou seja, é necessário morrermos para nós mesmos, para nossos desejos e vontades, para que a Vontade de Deus se cumpra em nós.

         Começamos falando de morte, porque o nosso texto fala de ressurreição, e ninguém que não tenha morrido pode ressuscitar.

         É claro que existe o sentido literal da ressurreição nesse texto, mas quando nós nascemos de novo, essa também é uma ressurreição, pois morremos para a carne, fomos crucificados com Cristo, nos identificando com Ele em sua morte, e assim podemos também nos identificar com Cristo na semelhança da sua ressurreição.

         Quando nos identificamos dessa maneira com Cristo, o mesmo Espírito que o ressuscitou, vendo a morte operar em nós por amor de Cristo, operará a ressurreição em todas as dimensões. Famílias serão restauradas, células serão abertas, muitas vidas serão libertas e viveremos a vida de Deus de uma foram impressionante em todas as áreas.

 

Graça Multiplicada

         Para que a Graça se multiplique, alguém tem que pagar o preço. Jesus pagou o maior preço para que a Graça, o favor imerecido de Deus alcançasse a humanidade, mas Ele espera que seus filhos pareçam com Ele e entreguem suas vidas para que essa Graça apareça aos homens e os alcance.

         Quando temos esse sentir, essa chama ardendo em nossos corações, então aparece um fator multiplicador da Graça ao nosso redor, e muitos são atingidos por ela.

         O grande problema da mensagem do Evangelho é que ela não está  aparecendo. Essa é a grande estratégia de satanás, porque a mensagem oculta não pode transformar as pessoas, mas se ela aparecer, por meio daqueles que dedicam suas vidas até com dano próprio para proclama-la, então essa mensagem pode revolucionar o mundo.

         Quando vivemos pelas coisas que não se veem, ativamos o Poder igualmente invisível, mas que traz resultados plenamente visíveis e concretos, e essa Graça se multiplica de tal maneira que alcança todos os níveis da sociedade.

         Será que estamos dispostos a pagar esse preço? Antes de responder a si mesmo, lembre-se de que pareceremos com Jesus se fizermos assim, e o Tesouro Eterno faz com que tudo valha a pena.

 

Não Desanime

         A maior estratégia do inimigo para nos fazer parar é o desânimo. Ele nos ataca em nível pessoal, espiritual, emocional, enfim, nos bombardeia de todos os lados para nos fazer parar, mas ele só consegue de fato quando tem êxito em desviar os nossos olhos das Coisas Que Não se Veem, para as coisas que podemos ver.

         Veja que a Palavra de Deus não nos engana em nenhum momento, ela nos diz que o nosso homem exterior, a nossa carne sofrerá desgaste, desgaste físico, emocional, mental, ou seja, enfrentaremos cansaço, esgotamento, dilemas por nós afeiçoarmos às pessoas e etc., mas ainda que o nosso homem exterior se desgaste continuamente, se olharmos para As Coisas Que Não se Veem, o nosso homem interior provará o renovo do Espírito Santo diariamente.

         Tudo é uma questão de referencial, se compararmos as situações que vivemos com outras situações que outras pessoas vivem, podemos achar que nossos problemas são realmente grandes e relevantes, mas se os compararmos com as coisas eternas, veremos que são completamente insignificantes.

         Assim como a terra em relação a nós é gigante, mas em comparação a qualquer estrela não passa de uma poeira cósmica, da mesma forma, se olharmos pelo referencial correto, fugiremos do desânimo e da depressão que nos rodeia todos os dias.

 

As Coisas Que Não se Veem

         Mas o que são enfim As Coisas Que Não se Veem? Embora elas sejam muito acima da nossa compreensão humana, a Palavra de Deus nos fala que nada que possamos imaginar aqui na terra pode sequer se comparar ao que Ele tem preparado para nós na eternidade, coisas que olhos não viram, que ouvidos não ouviram e que jamais penetrou em coração humano.

         Tudo que vivemos nessa vida, quer seja bom ou não, é temporário, muito passageiro e em breve não importará em nada, mas As Coisas Que Não se Veem, serão eternas e importarão eternamente. Não é loucura viver por qualquer outra coisa que não sejam essas?

         Se pusermos em uma balança as tribulações que sofremos, e Glória que nos espera, a Bíblia diz que o peso da Glória é eterna, e que as tribulações só aumentam o peso do lado da Glória da balança.

         Vale a pena meu amado tirarmos os nossos olhos daqui e começarmos a olhar para cima, para onde tudo será tremendo, e para sempre.

Pr. Jasinho

 

<< Mensagens Anteriores