O Caminho Sem Volta

I Reis 19:19-21

“19 Elias partiu rapidamente dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que arava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias se aproximou de Eliseu e lançou sua capa sobre ele. 20 Então, deixando os bois, Eliseu correu até Elias e rogou: “Deixa-me abraçar e dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe, e então te seguirei!” Elias lhe respondeu: “Vai e volta depressa! Lembra-te do que fiz contigo!” 21 E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a serviu ao povo, e eles todos comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu assistente e aprendiz.”

 

Introdução

Hoje o Senhor te trouxe aqui com um propósito muito especial, o propósito de descobrir o quão tremendo e único é andar com Cristo, e dessa forma entender que andar com Ele é um caminho sem volta, não porque Ele nos obriga a permanecer ao seu lado, mas porque quando entendemos o que é viver com Ele e o que seria viver sem Ele, então descobrimos que não tem como voltar atrás.

O grande problema de quem escolhe sair da Presença de Deus é que não cortaram as pontes com o passado, ainda têm para quem voltar. Mas quando se escolhe retroceder, na verdade se está deixando de lado o projeto, o propósito eterno, e principalmente o AMOR DE TODOS OS AMORES!!!

Hoje há uma capa sendo lançada sobre você, por isso entenda, que devemos caminhar esse caminho e nunca mais olhar para trás.

 

A Capa Foi Lançada

A capa de Elias representava seu chamado, seu ministério, e o propósito de Deus para sua vida. Lançar essa capa sobre outra pessoa queria dizer, que estava compartilhando desse mesmo chamado. Estender a capa é um convite para desenvolver uma mesma missão e honrar o mesmo Senhor, carregando os mesmos princípios.

Desde que Jesus subiu aos Céus, a sua capa tem sido passada de geração em geração através dos séculos, e hoje essa capa está sendo estendida aqui. Existe um propósito para a tua vida meu amado, e é por isso que você está recebendo essa Palavra hoje.

O que muitos não entendem, é que é um grande privilégio receber essa capa. Eliseu quando a recebeu, largou tudo imediatamente para seguir Elias, porque sabia que não era qualquer um que poderia receber aquela capa, que aquele chamado era especial e único e que por isso precisava responder a ele de forma imediata e definitiva.

Será que temos ideia da honra e privilégio que temos de estarmos aqui hoje e recebermos esse chamado, esse lindo convite para caminhar com Cristo? O meu maior desejo é que possamos ter hoje essa dimensão e largarmos tudo para viver seus sonhos e planos.

 

Conte a Todos o Que Lhe Aconteceu

Assim que recebeu o chamado, Eliseu fez um pedido a Elias, lhe pediu que lhe permitisse se despedir dos seus pais e familiares antes de segui-lo. Elias permitiu que ele fosse, lhe alertando somente para que nesse meio tempo não se esquecesse do que lhe tinha feito, do propósito que havia dividido com ele.

É exatamente isso que Deus espera de nós, que ao recebermos essa capa, possamos compartilhar com todos os que nos rodeiam, que a nossa vida mudou para sempre, que não tem mais volta e que de agora em diante viveremos para Cristo com tudo o que somos e tudo o que temos.

Conte a todos sobre a capa que recebeu, diga a eles o quão importante isso é para você, comemore com eles a sua partida para essa nova jornada espiritual com Cristo, e que todos vejam que você esta falando muito sério.

Uma das coisas que eu mais sinto falta hoje em dia, é de conversões radicais a Cristo. Vemos muitas pessoas que vivem uma entrega parcial por muito tempo, e isso também lhes impede de testemunhar para outras pessoas, pois elas mesmas ainda não estão convictos de sua nova vida. Que esse não seja você em nome de Jesus.

 

Não Deixe Possibilidades de Volta

Quando Eliseu chegou no meio em que ele vivia antes, chegou puxando seus bois, que puxavam as carroças com o arado, e diante de todos os seus parentes, ele matou os bois, destruiu as carroças, pôs fogo nelas e assou os bois para comer com seus queridos. O que ele estava querendo dizer com tudo isso? Qual a mensagem que estava passando para eles? Ele estava dizendo, que sua vida tinha mudado para sempre, que nunca mais ele iria viver como vivia antes, e para que eles acreditassem nisso, ele destruiu todos os elementos do seu antigo modo de vida. Não tinha mais como ele voltar atrás, ele já não tinha os bois nem as carroças para trabalhar como trabalhava antes, tudo seria diferente a partir de então.

Da mesma forma, o Senhor espera que rompamos com tudo que nos liga à vida velha, tudo que nos identifica com o nosso passado. É dia de matarmos os nossos bois e queimarmos nossas carroças, e começarmos uma nova vida em Cristo, um Caminho Sem Volta, por amor.

O que te liga ao pecado? Muitas pessoas me perguntam se podem fazer isso ou aquilo, e é claro que existem coisas que realmente não devem ser praticadas, pois a Palavra de Deus é contra essas práticas. Mas muito mais importante do que saber uma coisa ou outra que devemos ou não devemos fazer, é sabermos quais são as coisas que nos ligam ao passado, ao nosso antigo modo de vida.

Se desejamos conhecer a Cristo e viver os seus planos para nós, precisamos fazer uma escolha radical, e definitiva, não por uns dias, por uns meses, ou por uns anos, mas para sempre. Precisamos ser radicais porque Cristo foi radical por nós. Quando Ele se identificou conosco, não foi pelos 33 anos que Ele viveu aqui, Ele se tornou um homem para sempre, claro que um Deus-homem, mas ainda assim Ele subiu aos Céus com seu corpo humano e assim Ele assumiu sua nova e eterna identidade. Logo Ele que era a expressão exata do Pai, resolveu mudar eternamente por nós, por que nós não mudaríamos eternamente por Ele então?

 

Para Quem Iremos (João 6:60;66-69)

Um dia o coração dos discípulos de Jesus foi provado a decidir se o amor deles por Cristo era algo radical e definitivo.

Jesus estava pregando uma Palavra de confronto e de comprometimento a uma multidão que tinha recebido de suas bênçãos e milagres. Mas a resposta que aquelas pessoas deram ao chamado de Cristo, à capa que Ele lhes estendia foi: “Duro é esse discurso, quem o pode ouvir”. Naquele momento aquelas pessoas que costumavam andar com Jesus, começaram a abandoná-lo. Eles gostavam do que Jesus podia lhes oferecer, mas não queriam oferecer nada a Jesus.

Foi então, que após aquelas pessoas irem embora, Jesus olha para os seus 12 e lhes pergunta: “Vocês também querem ir embora?”, como se estivesse dizendo, que se o que lhes importasse fosse apenas as coisas dessa vida, e que se estivessem com Ele para receber alguma bênção, e se pensassem como os outros, que poderiam ir embora também.

Mas nesse momento um desespero tomou conta daqueles 12 homens. Só de pensar em estar longe de Jesus, só de imaginar em não caminhar mais com Ele tiveram seus corações quebrados. A multidão foi embora porque não rompeu as pontes com o passado, tinham para onde e para quem voltar, mas aqueles homens, entenderam que não havia mais lugar para eles longe de Cristo, eles haviam rompido com o passado, tinham trilhado O Caminho Sem Volta, amavam a Cristo mais que a vida, e por isso não podiam deixá-lo. Já não havia bois, nem carroças, nem nada mais para eles, por isso disseram: “Para quem iremos, Tu tens as Palavras de Vida Eterna!!!”

Que assim sejamos nós, que o desespero por sua Presença nos faça entender que só temos a Cristo, e se é assim, só vivemos por Ele.

Pr. Jasinho

 

<< Mensagens Anteriores